Ministério da justiça suspende vendas do iPhone 12 e aplica multa milionária na Apple devido a aparelhos sem carregadores

Ministério da justiça suspende vendas do iPhone 12 e aplica multa milionária na Apple devido a aparelhos sem carregadores

Nesta manhã de terça (6 de setembro) o ministério da justiça brasileiro suspendeu a venda dos iPhone 12 e suas variantes, devido a Apple não está enviando mais adaptadores de energia em seus aparelhos.

Além da suspensão, a Apple foi multada em 12.274.500,00 milhões, e foi iniciada a cassação pela Senacon, de registros de aparelhos a partir do iPhone 12. A avaliação se trata de venda casada, e diz que a Apple não demonstrou uma medida séria em prol da proteção do meio ambiente.

Pois a Apple continua a fabricar seus carregadores para todas as linhas de iPhone, em declaração da diretora da Senacon, Laura Postal Tirelli, justificou:

“A representada, que continua a fabricar os carregadores de bateria, propaga, declaradamente, o discurso de que a escolha da compra foi passada ao consumidor, mas, na verdade, é ela quem decidiu o modo de fornecimento de seu produto. Não há elementos para considerar justificada uma operação que, visando, declaradamente, a reduzir emissões de carbono, acarreta a inserção no mercado de consumo de produto cujo uso depende da aquisição de outro, que é, também, comercializado pela empresa”

A Apple deixou de enviar seus carregadores em outubro de 2020, sendo uma decisão bem polêmica na época, que levanta comentários até hoje, mas que porém não parece ter afetado o número de vendas de seus principais smartphones desde a decisão, além da Apple a Samsung também foi notificado, pois a mesma também adotou a medida da Apple, alegando o mesmo argumento de “preservação do meio ambiente”. E isso também pode ocasionar medidas semelhantes que foram direcionadas à Apple.

A Apple ainda não se declarou sobre o ocorrido, muito menos a Samsung. Outras marcas pelo mundo vem tomando uma atitude parecida, o que parece estar se tornando uma tendência, não enviar carregadores junto com os aparelhos, fazendo com que os consumidores tenham que comprar a parte um adaptador. Mas sempre não é bem recebido pelo público geral, causando até intervenções na justiça, como a de um brasileiro que ganhou um processo contra a Apple justamente sobre o não envio de carregadores em seus aparelhos.

Fonte: CNN Brasil

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.