Vazamento revela Intel Panther Lake e Beast Lake com até 40% mais desempenho de núcleo único

Vazamento revela Intel Panther Lake e Beast Lake com até 40% mais desempenho de núcleo único

Informações preliminares sugerem avanços significativos nas futuras arquiteturas de CPU da Intel.

Um recente vazamento trouxe detalhes preliminares sobre as futuras arquiteturas de CPU da Intel, conhecidas como Panther Lake e Beast Lake. Segundo as informações divulgadas, esses processadores prometem trazer avanços significativos em termos de desempenho, especialmente em relação ao núcleo único.

As CPUs Panther Lake estão previstas para serem lançadas no final de 2025, juntamente com a plataforma LGA1851, que também será utilizada pelos processadores Arrow Lake. Inicialmente, o Panther Lake enfrentou desafios devido a um pequeno ganho de IPC (Instruções Por Ciclo) em relação ao Arrow Lake. No entanto, graças à incorporação dos P-cores “Cougar Cove” na CPU PNL de 40 núcleos (8 P-cores + 32 E-cores), espera-se que o Panther Lake supere o desempenho do Arrow Lake em até 30-40% em aplicações de núcleo único e 15-20% em aplicações multi-threaded.

Além do Panther Lake, o vazamento também menciona o desenvolvimento da arquitetura Beast Lake, ainda em estágio inicial. O foco principal do Beast Lake será o desempenho de núcleo único. Esses chips poderão contar com “Extra Big Cores” e/ou ter mais de 8 P-cores no topo da linha de processadores desktop.

Embora essas informações sejam extremamente preliminares e estejam sujeitas a mudanças, elas alimentam a expectativa dos entusiastas de tecnologia, que aguardam ansiosamente por avanços significativos no desempenho dos processadores Intel nas próximas gerações.

A Intel confirmou anteriormente que, após o lançamento dos processadores Meteor Lake e Arrow Lake até 2024, a empresa passará para as arquiteturas Lunar Lake e além. Ainda levará algum tempo até que a Intel revele oficialmente suas futuras arquiteturas de CPU, então é importante acompanhar as atualizações oficiais da empresa para obter informações mais precisas.

Enquanto isso, os entusiastas e consumidores podem ficar animados com a possibilidade de um salto significativo no desempenho dos processadores Intel nos próximos anos. O mercado de tecnologia aguarda com expectativa o lançamento dessas novas arquiteturas e as inovações que elas podem trazer para o setor.

Vazamento revela Intel Panther Lake e Beast Lake com até 40% mais desempenho de núcleo único

Fonte: Moore’s Law Is Dead on YouTube

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.