Steam no ChromeOS já é uma realidade

Recentemente o Steam para ChromeOS passou de Alpha para Beta, e se tornou compatível com um número maior de dispositivos que vem com o sistema instalado.
Mas ainda há um porém, as exigências para executar o Steam no ChromeOS por enquanto ainda exigem um hardware um pouco mais “parrudo” do que o convencional encontrado neste tipo de máquina. Pelo menos em Chromebooks, os usuários precisam de pelo menos 8 GB de RAM e uma CPU Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3 ou superior.
O ChromeOS percorreu um longo caminho na última década e meia, tornando-se o principal sistema operacional para escolas e aqueles que precisam de software leve em recursos e duração da bateria. No entanto, o sistema operacional centrado na Internet tem várias limitações, sendo uma das maiores os jogos. O Google lançou recentemente um trio de Chromebooks projetados para jogos , e a Valve está desenvolvendo uma versão do Steam compatível com ChromeOS. Agora, o Steam entrou na versão beta e está disponível para uma variedade maior de Chromebooks.

Com o lançamento do ChromeOS 108.0.5359.24, a versão beta do Steam para ChromeOS estará disponível para download. O Steam está disponível apenas para usuários no canal Beta do ChromeOS , mas mudar para o Beta é simples de fazer através das configurações do sistema. Esta atualização move o Steam do canal Dev menos estável.
Além da mudança de alfa para beta, o Steam agora pode ser executado em mais de três vezes mais Chromebooks devido à redução dos requisitos do sistema. Enquanto a versão alfa do Steam exigia uma CPU Intel Rocket Lake Core i5 ou superior, a nova versão beta pode ser executada em um processador Core i3 Rocket Lake ou Alder Lake ou AMD Ryzen 3 ou melhor. O dispositivo ChromeOS também precisará de 8 GB de RAM ou mais.
O Google ainda recomenda pelo menos uma CPU Core i5 e 16 GB de RAM para a melhor experiência. Em outras palavras, os usuários que executam as especificações mínimas podem ter problemas para executar alguns jogos.
Os desenvolvedores também apontaram que, como ainda está em Beta, partes da experiência do usuário não têm qualidade de lançamento, portanto, os jogadores em potencial devem estar cientes de que encontrarão problemas gerais de estabilidade e usabilidade.
Ainda assim, o fato de o Steam no ChromeOS estar nesse estágio é uma prova do compromisso do Google e da Valve com os jogos e com o aumento do conjunto de recursos dos Chromebooks. A versão beta do Steam suporta 50 novos jogos, elevando o total para 100. Enquanto a maioria deles são títulos Indie mais leves, existem alguns jogos AAA na lista, como Dark Souls: Remasterizado, Deus Ex: Human Revolution – Director’s Cut, e The Witcher 3: Wild Hunt.
É interessante que o Google tenha impulsionado os jogos na nuvem no ChromeOS este ano, especialmente recentemente. O serviço de streaming de jogos Stadia do Google será encerrado em dois meses. No entanto, com o lançamento de Chromebooks feitos expressamente para jogos e o impulso contínuo no Steam para ChromeOS, parece que o Google ainda não está fora do mercado de jogos na nuvem.
Para obter uma lista de Chromebooks compatíveis com o Steam e uma lista de jogos compatíveis, consulte a seção Comunicado à imprensa abaixo.
Fonte: ChromeOS Blog
Share this content: