Qualcomm quer entrar na disputa contra Apple com seus novos Chips Nuvia
A Qualcomm faz aposta em seus novos processadores para PC para destronar o Apple M2, e ajudar a liderar no mercado de CPUs.
Em uma entrevista para a CNET, o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, construiu um plano para a empresa, que tem como objetivo dominar as áreas de desempenho de CPU, GPU e IA com os chips Nuvia, que podem ser lançados no próximo ano.
A Qualcomm espera estar tudo pronto até 2023 para fazer o seu lançamento dos novos chips rivais do Apple M2. Os chips estão sendo projetados pela própria empresa de nome Nuvia, uma Startup que a Qualcomm comprou ano passado. A empresa atualmente está tendo muita dificuldade de entrar no mercado de Desktops com seus atuais chips Snapdragon, que estão presentes em boa parte dos smartphones vendidos ao redor do mundo
Em uma conversa com a CNET, sobre sua iniciativa de criar poderosos chips para Pc baseado em arquitetura ARM, Cristiano Amon comentou o seguinte:
“Nosso objetivo é ter liderança de desempenho em PC na CPU, ponto final”
O CEO também explicou como os processadores Nuvia são diferentes de seus irmãos Snapdragon, já que são focados somente no desempenho da CPU, GPU e IA.
O mercado ainda não lida bem com a arquitetura ARM em Pcs e Notebooks, mas com o lançamento dos MacBooks M1 da Apple, serviu como uma forma de incentivo necessário para desenvolvedores se sentissem atraídos a desenvolver aplicativos e programas para esta arquitetura. Cristiano Amon comenta se sentir grato por isso.
Devido a o aumento do trabalho remoto, ou Home-office como preferir, também tem ajudado a criar uma grande demanda desses tipos de aparelhos em casa, criando um novo espaço no mercado, que fez o presidente da Qualcomm apelidar carinhosamente este ocorrido de “um alinhamento perfeito de estrelas” para seus próximos processadores da linha Nuvia.
Resta saber como a Qualcomm pretende se comportar perante novos lançamentos de atualizações para os chips M2 Apple para nova geração, para que assim não sejam deixados para trás.
Share this content: