Gameloft está focada em jogos multi-plataformas “AA” na sua nova fase

Gameloft está focada em jogos multi-plataformas “AA” na sua nova fase

Com 22 anos no mercado de jogos mobile, a Gameloft agora pretende mudar um pouco seus planos, sem abandonar as raízes, com a promessa de jogos multi-plataforma.

Alexandre Rochefort, atual CFO e GM da Gameloft, agora localizada na França, falou sobre as mudanças drásticas que a empresa vem passando durante os anos. Ele fala sobre as mudanças de jogos premium para Free-To-Play em 2011, que de acordo com suas palavras foi uma mudança brutal, e sobre a transição para o hiper casual: 

“Estávamos um pouco fora de contato com o mercado e sabíamos disso, mas decidimos não ir para o hiper casual. Isso não é quem somos, esse não é nosso DNA.”

Gameloft está focada em jogos multi-plataformas “AA” na sua nova fase
Gangstar New York atualmente em fase beta que pode ser baixado na Steam

Nos últimos anos podemos notar essas “pequenas” mudanças de mercado da Gameloft, se formos seguir o exemplo do jogo Asphalt mais recente que podemos jogar em praticamente todas as plataformas, também temos o novo Gangstar que está em sua versão beta que pode ser testada na Steam, mas não em smartphones no momento, e o seu anúncio mais recente, Disney Speed Storm, sendo uma das grandes promessas ainda para este ano, já podemos perceber o caminho que a Gameloft está trilhando com jogos “Double A”.

“Quando digo que a Gameloft quer direcionar grande parte de sua equipe de desenvolvimento para console e PC, não estou dizendo que queremos enfrentar EA e Ubisoft ou Activision com jogos premium a 60-80 Euros. ”, diz Rochefort. 

“Sempre nos posicionamos como dispositivos móveis de ponta. E acreditamos que o passo para passar de jogos móveis de alto nível para jogos double-A gratuitos de muito boa qualidade no console e no PC não é tão significativo.”

Atualmente a Gameloft está trabalhando em quatro títulos de jogos AA no total, cada orçamento destes jogos varia entre 10 a 15 milhões de Euros de acordo com Rochefort. A empresa está acreditando bastante no futuro de jogos neste perfil.

“Os EAs ou Ubisoft ou outras empresas deste mundo estão relutantes em seguir nessa direção”, diz ele. “É muito difícil para eles abandonarem o modelo premium. Sempre teremos esses jogos AAA, mas acho que cada vez mais o mercado será free-to-play.”

“Se você olhar para o Nintendo Switch, acho que existem 12.000 jogos disponíveis e apenas cerca de 80 deles são gratuitos”, continua ele. “E no Xbox, estamos falando de apenas algumas dezenas de jogos gratuitos entre 12.000-15.000 jogos.”

A Gameloft também está com novos estúdios com equipes focadas nos serviços Apple Arcade e para a Netflix que também está começando com seu serviço de assinatura para jogos mobile, e agora com a tão falada WEB3 chegando, a empresa pretende incluir seus produtos nesse novo mundo também. Fora as compras de outros estúdios e empresas como a gigante da mídia francesa Lagardère, que está em fase de negociação.

“O que eu entendo de nossas trocas com nossos acionistas é que sim, eles são ambiciosos no espaço e estão abertos a fazer mais negócios”, diz Rochefort. “Mas agora o foco é Lagardère.”

Gameloft está sempre tentando inovar e sempre está mudando sua forma de atender o público, no futuro que está por vir só nos resta esperar os seus novos lançamentos e observar se serão bem-vindos ao grande público que agora não é só mais no mobile, mas sim em todas as plataformas.

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Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.