Vazamento afirma que Exynos 2500 do Samsung Galaxy S25 superará o Snapdragon 8 Gen 4 em eficiência energética

Vazamento afirma que Exynos 2500 do Samsung Galaxy S25 superará o Snapdragon 8 Gen 4 em eficiência energética

Mas e no resto?

De acordo com o cronograma habitual, o Snapdragon 8 Gen 4 deverá ser lançado em outubro deste ano. No entanto, não será o único chip principal a utilizar o processo de 3 nm. A Samsung também está preparando seu Exynos 2500 com o mesmo design de processo e, de acordo com o último vazamento, ele aparentemente superará o próximo SoC carro-chefe da Qualcomm em termos de eficiência energética.

Recentemente, a Samsung e a Synopsys divulgaram detalhes sobre a bem-sucedida produção em massa do protótipo de design de processo de 3 nm. Embora o comunicado de imprensa conjunto não especifique em qual chipset estão trabalhando, acredita-se que seja o Exynos 2500, que provavelmente equipará dispositivos Galaxy S25 em algumas regiões.

Espera-se que a Qualcomm lance o Snapdragon 8 Gen 4, que será construído no processo N3E de 3 nm da TSMC. Historicamente, os chips da Qualcomm têm se destacado pelo desempenho, enquanto os Exynos da Samsung tendem a ser mais eficientes em termos de energia. Segundo um relatório da Business Korea, parece que essa tendência se manterá.

O relatório indica que o próximo Exynos 2500 pode superar o Snapdragon 8 Gen 4 em termos de eficiência energética. Isso poderia resultar em uma potencial melhora na duração da bateria para os telefones Galaxy S25, que podem acabar optando pelo chip da Samsung em vez do da Qualcomm em algumas regiões.

No entanto, é importante observar que o relatório não menciona nada sobre o desempenho bruto nem fornece números específicos. Ainda não sabemos como será a configuração de núcleos do próximo Exynos 2500. Vale destacar que um vazamento recente sugeriu o uso do ARM Cortex-X5, que é considerado superior em desempenho em comparação com os núcleos de CPU Oryon esperados no Snapdragon 8 Gen 4.

A batalha entre os processadores promete ser acirrada, e só o tempo dirá como esses novos chips se comportarão em termos de desempenho e eficiência energética nos dispositivos futuros.

Fonte: Android Authority

Grupo do Telegram MobZNews

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.