The Legend of Zelda em: Como os jogos no Nintendo Switch vazam tanto?
Se caso você não more em uma caverna, ou não esteve em coma durante as últimas semanas, deve ter acompanhado o vazamento mais recente da Nintendo.
E foi assim que começamos o mês de maio, com uma das principais franquias da Nintendo vazando antes do seu lançamento para o console Nintendo Switch, o The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom, um dos jogos mais esperados e aclamados pelos fãs da Big N, que estão aguardando desde 2017 pela continuação do GOTY da época, Breath of the Wild, que fez e faz muito sucesso para donos de Switch, e claro para quem não tem o console da Nintendo também.
O jogo seria lançado oficialmente no dia 12 deste mês (maio de 2023), mas, houve um vazamento no dia 2, e fez a alegria e a tristeza de muitos fãs. A alegria de jogadores que puderam baixar o jogo em seus consoles desbloqueados, ou emuladores, e a tristeza de fãs que fizeram a pré-compra do jogo, e tem que esperar até o dia do seu lançamento para poder usufruir de um jogo que já está com uma boa quantidade de spoilers nas plataformas de vídeo.
Nintendo Switch: O console dos vazamentos
Não foi o primeiro jogo vazado na era Nintendo Switch, e provavelmente não será o último a ser, outras franquias famosas da Nintendo já havia vazado antes, como por exemplo a série Splatoon 3, que teve seu arquivo vazado semanas antes do lançamento oficial para o público, ocasionando um bom prejuízo a Nintendo, que por sua vez tenta “caçar” produtores de conteúdo que mostram seus jogos antecipadamente.
Também temos jogos de outras produtoras para usar de exemplo, como o Mortal Kombat 11, que não é da Nintendo, mas que teve o seu vazamento sendo feito justamente na plataforma do Nintendo Switch, que por sua vez, foi vazado por um funcionário da Game Stop, uma loja estrangeira de artigos de videogame, e que também já se envolveu com diversos tipos de vazamentos, assim como uma versão temática de Nintendo Switch The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom edition.
Mas como o arquivo fica disponível para download antes do lançamento?
Sabemos que fazendo a pré-compra do jogo via E-shop, não é possível fazer o download do mesmo, mesmo ele estando lá nos servidores Nintendo só aguardando a sua data para estar disponível, a não ser que você seja um exímio hacker bem habilidoso e ex funcionário do FBI.
Uma das explicações de como jogos da Nintendo são vazados com uma certa facilidade, são os seus transportes nas lojas de varejo, que como sabemos, o Nintendo Switch usa cartuchos como mídia física, e estes cartuchos são produzidos antecipadamente para que sejam distribuídos para as lojas revendedoras oficiais, e assim por diante.
Mas o que pode acontecer nesta logistica, e que antes do tempo alguma cópia do jogo possa ser entregue antecipadamente, ou que pessoas obtenham cópias para si através de engenharia social, algo que é bem comum nos dias de hoje, mas quando vem se tratando da Nintendo, tem acontecido com frequência justamente pela sua mídia física.
Com o jogo em mãos, um usuário que tenha seu Nintendo Switch desbloqueado, ou através de um dispositivo de terceiro, ele pode fazer o dump do arquivo, tendo acesso a os arquivos do jogo que estão gravados no cartucho, e em seguida fazendo upload do mesmo para sua memoria interna, que por sua vez, pode fazer upload do arquivo final do jogo para nuvem, e distribuir mundialmente em poucos minutos.
Tenha cuidado!
Certamente isso chamou muita atenção do público gamer no geral, para ter acesso ao jogo antes de seu lançamento, e claro, isso também traria a oportunidade para pessoas más intencionadas possam fazer ataques coordenados a estas pessoas que buscam baixar o arquivo do jogo, por tanto tome cuidado com o que vê sendo disponibilizado pela internet, pois por muitas vezes pode se tratar de um vírus que pode prejudicar seu equipamento, ou pior, expor sua vida pessoal.
Por fim a Nintendo ainda não se declarou oficialmente sobre o vazamento, mas certamente ela irá se retalhar através de seus meios contra produtores de conteúdo que trazem à tona o jogo em si antes de seu lançamento oficial.
Share this content: