Sucesso Japonês na Lua: Espaçonave SLIM Realiza Pouso, Enfrenta Desafios Energéticos
Enquanto isso, sonda dos EUA falha na missão.
A espaçonave japonesa Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) alcançou um feito notável ao realizar um pouso suave na superfície lunar, tornando o Japão o quinto país a atingir essa conquista. A missão, também apelidada de “Moon Sniper” devido à sua precisão, desceu durante 20 minutos antes de pousar na Lua. No entanto, a SLIM enfrenta desafios energéticos devido a um mau funcionamento em suas células solares.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) confirmou o sucesso do pouso e estabeleceu comunicação com a espaçonave. No entanto, a SLIM está lidando com limitações de energia devido a problemas em suas células solares. A má notícia é que a bateria solar defeituosa ameaça o fornecimento de energia da espaçonave, deixando-a com apenas algumas horas de funcionamento, a menos que o ângulo solar mude e permita uma recarga. Os cientistas da JAXA estão empenhados em obter o máximo de dados possível durante esse período crítico.
A SLIM se junta a uma série de missões lunares recentes, marcando um renascimento nas explorações lunares, cinco décadas após o primeiro pouso humano na Lua. Até agora, apenas os Estados Unidos, a União Soviética, a China e a Índia conseguiram realizar pousos lunares.
Enquanto o Japão celebra seu sucesso lunar, a sonda Peregrine, financiada por uma parceria público-privada nos EUA, enfrentou desafios e não conseguiu pousar na Lua. A Astrobotic Technology, responsável pelo módulo de pouso desenvolvido sob contrato da NASA, confirmou a reentrada da Peregrine na atmosfera terrestre no Pacífico Sul.
- Leia também: Missão Peregrine, a sonda que falhou.
O chefe da NASA, Bill Nelson, parabenizou o Japão pelo Twitter, reconhecendo a importância do feito e destacando o Omega Speedmaster Professional, conhecido como “Moonwatch”, associado às missões espaciais da NASA.
Fonte: JAXA | Voice of America | Reuters
Share this content: