Sony Fecha Firewalk Studios e Neon Koi e Demite 210 Funcionários Após Baixo Desempenho do Jogo Concord
Decisão da Sony e Declarações Oficiais
A Sony Interactive Entertainment (SIE) confirmou o fechamento dos estúdios Firewalk e Neon Koi, afetando 210 funcionários. A decisão acontece em meio a esforços contínuos para revisar e fortalecer a estratégia de jogos e serviços da empresa. O anúncio foi feito após Concord, jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Firewalk, não alcançar as expectativas de engajamento necessárias, levando ao cancelamento do título e à decisão de encerrar as operações do estúdio.
Hermen Hulst, CEO da PlayStation Studios, emitiu uma nota oficial, destacando a importância de reavaliar o portfólio de jogos da empresa, especialmente em um mercado de jogos competitivo e em constante mudança. Ele ressaltou que, embora o mobile continue a ser uma área de crescimento prioritária, foi necessário ajustar o foco para títulos que estejam mais alinhados com o perfil dos estúdios PlayStation e que possam atingir uma base global de jogadores. Esse direcionamento resultou na decisão de descontinuar o desenvolvimento do jogo de ação mobile em produção na Neon Koi, levando ao fechamento do estúdio e impactando 38 profissionais.
Para a Firewalk, que estava em fase de lançamento de Concord, as expectativas eram grandes, mas o desempenho comercial do jogo foi significativamente menor do que o esperado. Mesmo com a decisão inicial de tirar o título do ar, a SIE e a Firewalk tentaram manter o projeto vivo, explorando alternativas para reposicioná-lo, possivelmente como um jogo gratuito. No entanto, após novas avaliações, a Sony optou por encerrar o estúdio, resultando na demissão de 172 funcionários.
Estratégia e Expansão de Mercado
Hulst destacou que, com a crescente demanda por experiências online, a Sony busca um equilíbrio entre jogos single-player tradicionais e jogos com elementos online e multiplayer. No entanto, a decisão de fechar dois estúdios dedicados a esses tipos de jogos demonstra o alto nível de exigência e competitividade no setor, especialmente em gêneros como o PvP (jogador contra jogador), onde Concord atuava.
Além disso, Hulst enfatizou que as condições econômicas desafiadoras e a necessidade de manter finanças sustentáveis são fatores críticos para o PlayStation Studios. Apesar das demissões, a Sony indicou que pretende reinvestir em áreas prioritárias para fortalecer o crescimento da SIE e continua otimista quanto à evolução do Studio Business Group, além de novas experiências para a comunidade de jogadores.
Reação e Impacto na Comunidade
O fechamento de estúdios é uma tendência crescente na indústria de games em 2024, com mais de 14.000 empregos perdidos em quase 160 empresas ao redor do mundo. Para a Sony, essa ação reflete a adaptação necessária para acompanhar as exigências e a competitividade do mercado, com foco na sustentabilidade de longo prazo e no desenvolvimento de novos jogos que consolidem a marca PlayStation.
Embora não haja informações específicas sobre planos de realocação para os profissionais demitidos, a Sony mencionou que trabalhará para auxiliar alguns dos funcionários em sua integração em outros projetos da SIE sempre que possível.
A decisão de fechar Firewalk e Neon Koi ilustra o compromisso da Sony em focar nos títulos de maior impacto e relevância para os jogadores globais, ainda que isso signifique decisões difíceis em um mercado de jogos cada vez mais exigente.
Share this content: