Roupas do Futuro: Fibra Programável que Adapta-se ao Ambiente

Roupa com chatGPT? Ainda não! Mas temos um avanço.
Imagine roupas que se ajustam automaticamente às condições do ambiente, contraindo-se para fornecer mais isolamento quando está frio e esticando para maior conforto quando está quente. O MIT apresentou recentemente uma inovação impressionante: uma fibra programável que realiza exatamente isso, eliminando a necessidade de eletrônicos caros ou complexos em roupas inteligentes.
Essa fibra inteligente é composta por cristais líquidos incorporados em uma rede de elastômeros. Dependendo de sua composição, a faixa de temperatura que aciona a reação do material pode ser ajustada precisamente. Surpreendentemente, essa mudança pode ser ativada com correntes elétricas mínimas. O resultado é um material que pode ser programado para se adaptar às necessidades do usuário.
Essa inovação oferece uma série de benefícios. Além de sua adaptabilidade notável, o processo de produção é considerado relativamente simples. A mistura de materiais pode ser aplicada em um processo semelhante a uma impressora 3D com resina. Com um custo estimado de apenas 20 centavos por metro de fibra, a aplicação dessa tecnologia em roupas e outros produtos é bastante viável.

A capacidade de ajustar as roupas apertando um botão é uma mudança revolucionária que pode transformar a indústria da moda e a maneira como nos vestimos. Não é preciso esperar muito para ver essa fibra programável em jaquetas, casacos ou até mesmo em dispositivos inteligentes que se ajustam automaticamente à temperatura ambiente. O futuro da moda parece promissor e altamente adaptável.
Fonte: MIT News | ACM Digital Library
Share this content:







