O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, responde à “Aliança x86” Intel-AMD, dizendo que é necessário manter a arquitetura viva
Entenda o motivo da parceria inesperada
O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, respondeu à nova aliança “x86” envolvendo a Intel e a AMD, afirmando que tal medida é necessária para manter o x86 vivo.
Intel, AMD e outros formam uma aliança x86 para combater a crescente competição de mercado, a NVIDIA acredita que é um passo necessário
Bem, nós recentemente relatamos como a Intel, AMD e várias outras empresas tradicionais formaram um grupo “x86 advisory” com a intenção de se unirem para progredir o futuro da arquitetura e garantir compatibilidade cruzada entre plataformas. Quando a notícia surgiu inicialmente, foi alegado que esse movimento combate indiretamente a influência da NVIDIA sobre os mercados de IA, e interessante, o próprio Jensen respondeu à aliança (via CRN ), e aqui está o que ele tinha a dizer:
Nós suportamos x86. X86 é muito importante para nós. Nós o suportamos para PCs, estações de trabalho, data centers. E então o fato de que a arquitetura estava se fragmentando não é bom para a indústria. Então eu amo o que eles estão fazendo. Juntando tudo e garantindo que o x86 continue sendo x86. Caso contrário, não é mais x86, então eu acho que é realmente fantástico o que eles estão fazendo.
CEO da NVIDIA via CRN
A NVIDIA acredita que o segmento x86 estava se distanciando após a corrida da indústria, e o grupo da aliança fará sua parte para garantir que o “segmento x86” permaneça unido para desenvolvimento futuro. Bem, essas são observações bem interessantes do próprio Jensen, dado que de uma forma ou de outra, uma aliança Intel-AMD certamente incomoda a NVIDIA, já que agora ela enfrentará a concorrência de um grupo de empresas trabalhando juntas, focando principalmente nos mercados de IA.
O desenvolvimento da aliança x86 veio logo antes do evento Tech World da Lenovo, e neste momento em particular, nós provavelmente vimos o CEO da Intel, Pat Gelsinger, e a CEO da AMD, Lisa Su, juntos no mesmo palco pela primeira vez, e isso nos levou a acreditar como o tempo tem o poder de converter inimigos em aliados. O próprio Pat Gelsinger, da Intel, falou sobre estar junto com Lisa SU, da AMD, no palco, e seus comentários foram bem interessantes e otimistas ao mesmo tempo.
Vocês todos têm um lugar na primeira fila para talvez a primeira parceria com a Intel e a AMD”, Gelsinger disse à multidão. “Alguns disseram ‘O x86 acabou?’ Eu vou dizer que os rumores sobre sua morte são severamente exagerados. Estamos vivos e bem e o x86 está prosperando. … Pat e Lisa [Su, presidente e CEO da AMD] concordam em algo. Quem teria pensado nisso.
Pat Gelsinger da Intel via CRN
Bem, a aliança x86 chega em um momento em que os mercados de PC são atingidos pelo domínio da arquitetura ARM, com empresas como a Qualcomm apresentando suas soluções que foram um sucesso enorme. Não apenas isso, mas a NVIDIA e a MediaTek estão muito antecipadas para lançar seu chip de PC de IA baseado na arquitetura ARM, o que mostra que o x86 está enfrentando uma competição acirrada com o passar do tempo, provavelmente a mais alta que já viu.
Share this content: