Novo Combustível de Alumínio Pode Armazenar o Dobro de Energia do Diesel
Novo combustível foi é uma iniciativa de uma startup
Um novo combustível ecológico, criado a partir de sucata de alumínio, demonstrou ser uma fonte de energia com maior densidade de energia do que as baterias e poderia ser uma alternativa promissora para reduzir as emissões no setor de transportes. Cerca de 7,5 milhões de toneladas de alumínio são desperdiçadas anualmente, mas esta matéria-prima reciclada pode ser convertida em um combustível ambientalmente amigável.
A Found Energy, uma startup, desenvolveu um processo que utiliza o alumínio para gerar calor e hidrogênio por meio de reações químicas. A densidade de energia dos combustíveis de alumínio é mais alta do que a das baterias, permitindo que mais energia seja armazenada em um espaço menor. Isso faz dos combustíveis de alumínio uma alternativa atraente para indústrias pesadas, como aviação e transporte marítimo.
Um metro cúbico de combustível sustentável produzido por este processo contém o dobro da energia do volume equivalente de diesel. O processo gera hidrogênio, que pode ser posteriormente usado para produzir 8,6 MWh por tonelada de alumínio. O subproduto é o hidróxido de alumínio, que tem diversas aplicações, incluindo na indústria farmacêutica, produção de cimento, agentes extintores de incêndio e como matéria-prima para a indústria do alumínio.
Esta inovação pode contribuir para reduzir o desperdício de energia e emissões de CO2 associadas ao transporte e a outras indústrias, transformando resíduos de alumínio em uma fonte de energia sustentável e limpa.
Leia também:
- Proposta da UE para vigiar mais sites HTTPS
- Microsoft quer construir usinas nucleares para alimentar IA
Fonte: MIT | Found Energy | Imagens por: Found Energy
Share this content: