Meta realiza novas demissões afetando equipes do WhatsApp, Instagram e Reality Labs

Nova crise da Meta?
A Meta continua a realizar cortes em sua força de trabalho, mesmo após uma série de demissões significativas nos últimos dois anos. Depois de eliminar mais de 20.000 empregos em 2022 e 2023, a empresa agora está reduzindo mais posições em departamentos cruciais, como WhatsApp, Instagram e Reality Labs.
Esses cortes vêm apesar da popularidade contínua das plataformas de redes sociais da Meta, como Facebook, WhatsApp, Instagram, e o recém-lançado Threads. O processo de downsizing começou em 2022, com 11.000 funcionários sendo dispensados, devido a um crescimento menor do que o previsto durante o período pós-pandemia. Esse movimento se intensificou em 2023, quando mais 10.000 funcionários foram demitidos, em um esforço descrito por Mark Zuckerberg como parte de um “ano de eficiência.”
Agora, embora o número exato de demissões ainda não tenha sido divulgado, as fontes afirmam que ele é menor em comparação com as ondas anteriores. No entanto, departamentos estratégicos, incluindo aqueles responsáveis por produtos populares como WhatsApp e Instagram, além dos Reality Labs – a divisão responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada e virtual – foram alvos dessas mudanças.

Um porta-voz da Meta, Dave Arnold, esclareceu em entrevista ao The Verge que a empresa está “realocando recursos para alinhar com seus objetivos estratégicos de longo prazo”, além de redirecionar equipes e ajustar funções de alguns funcionários. Apesar de Arnold não ter mencionado quais setores foram afetados, insiders sugerem que as equipes ligadas ao WhatsApp e Instagram, além de desenvolvedores do Meta Quest e projetos de realidade virtual, sentiram o impacto.
Uma das figuras que compartilhou a notícia em suas redes foi Jane Manchun Wong, conhecida por divulgar funcionalidades não anunciadas em aplicativos, e que recentemente havia ingressado na equipe do Threads.
- Leia também: Bobby Kotick, Ex-CEO da Activision Blizzard, Enfrenta Críticas Intensas nas Redes Sociais
Essa nova rodada de cortes reforça o esforço contínuo da Meta para otimizar suas operações e focar em metas de longo prazo, mesmo em meio a um cenário de incertezas e reestruturações corporativas.
Share this content:








