iOS 17 pode permitir instalação de apps de terceiros em iPhones a partir do WWDC 2023
A Apple parece está planejando permitir o sideloading de aplicativos em iPhones na próxima atualização do sistema operacional móvel, o iOS 17, de acordo com informações vazadas recentemente. Isso significa que os usuários do iPhone poderão instalar aplicativos de fora da App Store, uma mudança significativa na política de aplicativos da Apple.
De acordo com as informações vazadas, a Apple estaria considerando essa mudança para aumentar a competitividade com os sistemas operacionais rivais, como o Android, que permitem o sideloading desde o seu lançamento. A mudança também pode atender a preocupações antitruste levantadas pelos reguladores em relação ao controle rigoroso da Apple sobre a App Store.
No entanto, a Apple deve introduzir algumas restrições para garantir a segurança do sistema operacional e dos usuários. A empresa pode exigir que os aplicativos de sideloading sejam submetidos a verificações de segurança rigorosas e sejam assinados digitalmente antes da instalação. Além disso, a empresa pode exigir que os desenvolvedores obtenham permissão especial para distribuir aplicativos fora da App Store.
Embora a mudança possa ser bem-vinda por muitos usuários que desejam maior liberdade para instalar aplicativos em seus iPhones, também pode haver preocupações com a segurança e privacidade. A instalação de aplicativos fora da App Store pode levar a um aumento de aplicativos maliciosos e de malware.
O iOS 17 deve ser lançado oficialmente na Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple em 2023. A empresa ainda não fez nenhum comentário oficial sobre a possibilidade de permitir o sideloading de aplicativos em iPhones, então teremos que aguardar para ver se essa informação é precisa ou não.
Com a possibilidade de a Apple permitir o sideloading de aplicativos no iOS 17, essa atualização pode ser uma das mais significativas em anos. A mudança pode abrir um novo mundo de possibilidades para os usuários do iPhone e pode mudar a forma como muitos usam seus dispositivos móveis. No entanto, como mencionado anteriormente, a segurança e privacidade serão questões importantes a serem abordadas pela Apple ao permitir o sideloading de aplicativos.
Fonte: Mark Gurman via Bloomberg
Share this content: