Intel vai passar a fabricar chips da MediaTek

Intel vai passar a fabricar chips da MediaTek

A Intel é uma gigante em questão de processadores de desktops e notebooks, e além de já ter uma parceria com a Qualcomm, agora inicia mais uma nova com a chinesa, MediaTek.

Parece que a Intel está fortalecendo sua posição na indústria de fabricação de chips móveis. No ano passado, a empresa assinou um acordo com a Qualcomm para ajudar a diversificar suas capacidades de fabricação, e hoje a Intel Foundries fechou outro acordo semelhante, desta vez com a MediaTek.

A Intel vem fabricando seu próprio silício há algum tempo, mas seus esforços se concentraram principalmente no segmento de PCs. Com a criação da filial Intel Foundry Services no ano passado, a empresa pretende expandir para SoC móvel e territórios domésticos inteligentes.

Intel vai passar a fabricar chips da MediaTek

A MediaTek, por outro lado, está procurando expandir sua cadeia de suprimentos, especificamente nos EUA, e a adição da Intel como parceira de fundição é uma das melhores maneiras de fazê-lo.

“Como um dos principais designers de chips do mundo, alimentando mais de 2 bilhões de dispositivos por ano, a MediaTek é um ótimo parceiro para a IFS à medida que entramos em nossa próxima fase de crescimento”

Disse Randhir Thakur, presidente da Intel Foundry Services. Temos a combinação certa de tecnologia de processo avançada e capacidade geograficamente diversificada para ajudar a MediaTek a entregar o próximo bilhão de dispositivos conectados em uma variedade de aplicativos.

Lendo a declaração acima, fica claro que a MediaTek não usará a Intel para chips móveis de ponta, como os principais processadores Dimensity. É muito mais provável que estejamos falando de pequenos gadgets conectados, como termostatos inteligentes, dispositivos de automação residencial e coisas assim, embora com a escassez contínua de chips, nenhum cenário possa ser descartado.

A parte em que Randhir Thakur fala sobre a capacidade geograficamente diversificada basicamente diz isso. A Intel tem a vantagem geográfica de operar no hemisfério ocidental e, com a maioria do silício vindo do Extremo Oriente, a empresa pode oferecer uma alternativa aos seus parceiros e também reduzir custos e prazos de entrega.


Sabia que agora temos um Grupo no Telegram? Agora você pode nos acompanhar e ficar por dentro de todas as novidades do blog, além de poder trocar ideias com outros membros do grupo. Entre no nosso grupo clicando aqui.

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.