Físicos Revelam como o Ouro e Outros Metais Preciosos são Criados no Espaço

Físicos Revelam como o Ouro e Outros Metais Preciosos são Criados no Espaço

Veja como é em uma simulação no vídeo abaixo

Físicos conseguiram criar um modelo abrangente que explica como elementos preciosos, como o ouro, são formados no espaço. Utilizando dados provenientes da colisão de duas estrelas de nêutrons, ocorrida em 2017, e combinando-os com medições de outras estrelas de nêutrons, registros de radiações de rádio e raios X, além de resultados de experimentos em aceleradores de partículas, os pesquisadores conseguiram simular processos cósmicos extremos.

O modelo revela que para a formação de elementos pesados, como o ouro, é necessária a colisão de duas estrelas de nêutrons. Durante esse evento cataclísmico, ocorrem processos de fusão nuclear, liberando quantidades enormes de energia e lançando a matéria recém-criada no espaço. Esse processo cósmico complexo é a fonte de elementos mais pesados encontrados na Terra.

Embora o modelo forneça uma compreensão mais profunda dos processos envolvidos na criação de metais preciosos no universo, a implementação prática dessas informações ainda pode levar tempo. O estudo destaca a complexidade desses eventos extremos, que ocorrem quando duas estrelas de nêutrons colidem e orbitam uma à outra, um fenômeno que só pode ocorrer em condições cósmicas específicas.

Fonte: Max Planck Institute for Gravitational Physics

Grupo do Telegram MobZNews

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.