Fim de Uma Era: E3 Oficialmente Encerrada Após Mais de Duas Décadas
A Electronic Entertainment Expo (E3), que já foi a maior e mais aguardada exposição da indústria de jogos, foi oficialmente encerrada, confirmou a Entertainment Software Association (ESA). A notícia foi divulgada por Stanley Pierre-Louis, presidente da ESA, que compartilhou a difícil decisão de dar adeus à icônica convenção.
“Sabemos que toda a indústria, jogadores e criadores, têm muita paixão pela E3. Compartilhamos essa paixão. Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a coisa certa a fazer, dadas as novas oportunidades que a nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros”
declarou Stanley Pierre-Louis ao The Washington Post.
O site oficial da Electronic Entertainment Expo agora exibe uma única página com a mensagem de despedida: “Depois de mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dizer adeus. Obrigado pelas lembranças.”
Já estava “mal das pernas”
O declínio da E3 começou em 2018, quando a Sony Interactive Entertainment decidiu não participar do evento, desencadeando uma série de retiradas por parte de outros expositores. Em 2020, Geoff Keighley, colaborador e jornalista de longa data, anunciou que não estaria mais envolvido no programa, optando por criar o seu próprio evento separado, o Summer Game Fest.
A última E3 presencial foi realizada em 2019, permitindo a participação do público. Entretanto, os planos para um evento em 2020 foram cancelados devido à pandemia de COVID-19. Em 2021, um evento digital foi realizado, mas o formato digital planejado para 2022 foi cancelado. Um evento reformulado estava programado para 2023, mas também foi cancelado.
- Leia também: Veja todos os vencedores do The Games Awards de 2023
Assim, a E3, que um dia foi o epicentro das maiores revelações e novidades da indústria de jogos, encerra sua trajetória, deixando para trás uma rica história de emoções, anúncios impactantes e memórias inesquecíveis. O setor agora se volta para novas formas de se conectar com fãs e parceiros, abrindo caminho para futuras inovações e experiências na indústria de jogos.
Share this content: