Faz o X! Elon Musk Provoca a Wikipedia com Oferta Incomum de Bilhões de Dólares

Um nome um pouco incomum, mas até que “rima”

Índice
O sempre peculiar Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX, e agora proprietário do Twitter, está no centro das atenções novamente. Recentemente, ele surpreendeu o mundo com uma oferta no mínimo inusitada: um bilhão de dólares à Wikipedia em troca de uma mudança de nome para “Dickipedia”.
A oferta extravagante foi feita em meio a uma série de postagens nas quais Musk criticava a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que sustenta a Wikipedia, insinuando que eles não eram transparentes em relação às suas finanças. Ele questionou o motivo pelo qual a Wikimedia necessita de tanto dinheiro e sugeriu que a Wikipedia poderia ser mantida com muito menos.
Embora a oferta de Musk seja aparentemente uma brincadeira, ela destaca sua opinião controversa sobre a Wikipedia e, em particular, seu fundador, Jimmy Wales. Musk e Wales já tiveram desentendimentos no passado, com Musk tomando medidas controversas em relação à censura no Twitter. O episódio atual é mais uma adição à história de interações peculiares entre essas figuras públicas.

A Transparência das Finanças da Wikimedia
Contrariando a crença de Musk, a Wikimedia Foundation é transparente sobre como aloca seu orçamento. A maior parte dos recursos é destinada para manter a infraestrutura da Wikipedia, incluindo desenvolvimento técnico, pesquisa, suporte jurídico e manutenção de servidores.
Além disso, a Wikimedia apoia uma vasta comunidade de voluntários, escritores e editores, juntamente com esforços de angariação de fundos. Vale ressaltar que a Wikipedia é gratuita de anúncios e depende inteiramente de doações.
Embora a oferta de um bilhão de dólares de Musk possa ser vista como uma jogada de marketing ou provocação, destaca o trabalho contínuo da Wikimedia Foundation para manter a Wikipedia como uma fonte confiável de informações online, independente do financiamento comercial.
Leia também:
O episódio, sem dúvida, deixa claro que Elon Musk não é estranho a polêmicas e a maneira única como aborda as questões do mundo digital. Porém, se a Wikipedia aceitar a oferta e se tornar “Dickipedia” permanece uma incógnita divertida.
Fonte: The Byte
Share this content:






