Ex-Desenvolvedor da Bethesda Afirma que Jogadores Estão “Cansados” de Jogos Massivos

Concorda com a declaração dele?
A Bethesda Game Studios é famosa por criar alguns dos maiores e mais expansivos jogos de mundo aberto da indústria, como The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4, e o recente Starfield. No entanto, Will Shen, ex-designer de missões líder da Bethesda, acredita que os jogadores estão cada vez mais cansados desse formato.
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Clique aqui para entrar! 🚀Em uma entrevista ao canal Kiwi Talkz no YouTube, Shen compartilhou sua perspectiva sobre o crescente cansaço em relação a jogos com campanhas longas e mundos gigantescos, destacando que a saturação desse tipo de experiência está mudando o que muitos jogadores desejam.
“As Pessoas Estão Cansadas de Jogos de 100 Horas”
Shen argumentou que o público está começando a rejeitar campanhas que exigem dezenas, se não centenas, de horas de investimento. Ele afirmou:
“Estamos chegando a um ponto em que as pessoas estão cansadas — ou uma grande parte, uma parte crescente do público, está ficando cansada de investir mais de 30, mais de 100 horas em um jogo. Eles já têm os jogos aos quais voltarão continuamente, e adicionar outro a essa lista é uma tarefa difícil.”
A observação de Shen ecoa as tendências mais amplas do mercado, onde muitos jogadores têm menos tempo para dedicar a aventuras tão longas e procuram experiências mais compactas, mas igualmente impactantes.
Bethesda e o Desafio dos Jogos Massivos
Shen desempenhou um papel importante no desenvolvimento de Starfield, o maior jogo da Bethesda até hoje, com mais de 1.000 planetas exploráveis. Apesar do escopo impressionante, ele reconheceu que a vastidão dos mundos criados pela Bethesda pode ser um fardo para os jogadores:
“Você pode praticamente jogar [esses jogos] para sempre. Mas as pessoas já têm suas séries preferidas, e adicionar mais uma que demanda tanto tempo é complicado.”
Jogos como Skyrim e Fallout 4 exemplificam a filosofia de “liberdade total” da Bethesda, mas essa abordagem pode não ser mais atraente para uma parte crescente do público.
A Transição de Will Shen
Após 15 anos na Bethesda, Shen deixou o estúdio em outubro de 2023, apenas um mês após o lançamento de Starfield. Desde então, ele se juntou à Something Wicked Games para trabalhar em Wyrdsong e mais recentemente assumiu o cargo de designer-chefe na Unknown Worlds Entertainment.
Essas novas empreitadas sugerem que Shen está explorando projetos que talvez adotem abordagens diferentes em relação ao tamanho e à escala dos jogos, refletindo suas opiniões sobre as preferências emergentes dos jogadores.
Uma Mudança nas Expectativas dos Jogadores
Os comentários de Shen tocam em uma mudança perceptível no mercado de videogames. Enquanto jogos massivos ainda têm seu apelo, muitos jogadores estão buscando experiências mais curtas, mas impactantes, que se encaixem em agendas ocupadas.
Essa tendência pode representar um desafio para estúdios conhecidos por criar títulos gigantescos, mas também pode abrir espaço para inovações que equilibrem escopo e acessibilidade.
Você acha que os jogos precisam ser menores e mais concisos ou ainda prefere as aventuras épicas de centenas de horas? Deixe sua opinião nos comentários!
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