EUA Retornam à Lua com Sonda Peregrine e Foguete Vulcan
Após a missão de 1972, retorno não tripulado a lua acontece no próximo mês.
A United Launch Alliance (ULA) realizou o lançamento bem-sucedido do foguete Vulcan, marcando um retorno significativo dos Estados Unidos à exploração lunar. O foguete transporta o módulo lunar Peregrine, construído pela empresa de robótica espacial Astrobotic, e está programado para pousar na Lua em 23 de fevereiro. Este evento representa a primeira tentativa de pouso lunar dos EUA em mais de meio século.
O foguete Vulcan, uma colaboração entre Boeing e Lockheed Martin, foi lançado de Cabo Canaveral, na Flórida. Com 60 metros de altura, o Vulcan é movido por motores fabricados pela Blue Origin, empresa de propriedade de Jeff Bezos. Este lançamento sinaliza uma mudança na exploração lunar, pois os Estados Unidos buscam parcerias com o setor comercial no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS).
O módulo lunar Peregrine, equipado com cargas científicas, tem o objetivo de coletar dados sobre a superfície lunar. Se bem-sucedido, será o primeiro pouso suave americano na Lua desde a última missão Apollo em 1972 e marcará o primeiro pouso lunar realizado por uma empresa privada. A ULA desenvolveu o foguete Vulcan ao longo de cerca de uma década para substituir o Atlas V e competir com o Falcon 9 da SpaceX no mercado de lançamento de satélites.
- Leia também: Starlink instala torres no espaço para a T-Mobile
A Astrobotic, responsável pelo Peregrine, foi contratada pela NASA por mais de US$ 100 milhões. Outra empresa, a Intuitive Machines, com sede em Houston, está programada para ser lançada em fevereiro e pousar nas proximidades do polo sul da Lua.
Aqui está o link para a transmissão ao vivo do lançamento do foguete Vulcan: nasa.gov
Share this content: