Em votação pela  União Europeia foi decidido forçar a Apple a usar porta USB-C em seus aparelhos

Em votação pela  União Europeia foi decidido forçar a Apple a usar porta USB-C em seus aparelhos

Já estava em discussão nos últimos meses sobre esta decisão do governo da União Europeia, o governos dos países envolvidos prezam por unificação em conexões de energia de aparelhos domésticos, e a Apple era meio que uma incógnita neste mercado na Europa, pois estava sendo a única marca a vender aparelhos com um padrão criado pela própria empresa.

Isto não é diferente no resto do mundo, pois a Apple vem usando este padrão desde 2012. O conector foi apresentado em 12 de setembro de 2012 para substituir seu antecessor, o conector dock de 30 pinos. O Lightning é usado para conectar dispositivos móveis da Apple como iPhones, iPads e iPods a PCs ou Macs, monitores externos, câmeras, carregadores de bateria USB e outros periféricos.

Por decisão dos legisladores da União Europeia, será necessário a adoção de USB Tipo C até o outono deste ano (2022). Para que possa seguir com as vendas nos países sediados.

Via IDROPNEWS:

De acordo com um comunicado de imprensa do Parlamento Europeu, esta regra é “parte de um esforço mais amplo da UE para tornar os produtos na UE mais sustentáveis, reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores”.

Esse novo mandato afetará os modelos de iPhone da Apple, que respondem por 23% da participação de smartphones na região.

A Apple desaprovou essa mudança e se manifestou contra esse mandato antes que essa regra fosse promulgada. Mesmo sendo contra, a Apple pode estar preparando um plano de contingência. A Apple pode estar testando um iPhone com uma porta USB-C . Se o carregamento USB-C não atender às expectativas da Apple, duvidamos que a fabricante de telefones se afaste do mercado da UE.

A Apple provavelmente tem outro truque na manga. A Apple pode preferir evitar esse mandato em vez de adotá-lo de má vontade. Como a Apple pode evitar isso? Ao erradicar a porta de carregamento em vez de adotar o USB-C . No lugar de uma porta de carregamento, os futuros modelos de iPhone podem abandonar o cabo completamente e carregar apenas sem fio.

Esta não é uma ideia muito abrangente. A Apple adicionou o carregamento sem fio MagSafe à sua linha de iPhone, começando com o iPhone 12. A tecnologia foi amplamente adotada por consumidores e fabricantes de acessórios. Agora, os proprietários de iPhone podem escolher entre uma série de acessórios que permitem carregar o iPhone sem tocar em um cabo. Será esse o futuro para os que estão na UE? Só o tempo irá dizer.

Fonte: IDROPNEWS

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.