Apple Irá Permitir a Instalação de Apps em lojas de Terceiros na UE e Lamenta Riscos de Segurança
Após novas regras instauradas pela União Europeia Apple novamente traz mudanças em suas políticas de uso
A Apple anunciou mudanças significativas na forma como lida com aplicativos no iOS para cumprir a Lei de Mercados Digitais da União Europeia (DMA). Agora, os usuários da UE poderão carregar aplicativos de lojas de terceiros e usar outros mecanismos de navegador em dispositivos iOS. A empresa também introduziu um formulário de solicitação de interoperabilidade de dispositivos. No entanto, a Apple expressou preocupações sobre os riscos de segurança associados a essas mudanças.
“As novas opções para processar pagamentos e baixar aplicativos no iOS abrem novos caminhos para malware, fraudes e golpes, conteúdo ilícito e prejudicial e outras ameaças à privacidade e à segurança.“
– Apple em comunicado oficial
A empresa mencionou que a nova interoperabilidade e liberdades de mercado podem resultar em ameaças à segurança, incluindo malware, fraudes, golpes e conteúdo prejudicial. Apesar disso, a Apple implementará essas mudanças em conformidade com as regulamentações da UE.
Além disso, a Apple está ajustando sua estrutura de preços para desenvolvedores, reduzindo as taxas da App Store para 10% e 17% em compras e assinaturas de bens e serviços digitais. Uma nova taxa básica de tecnologia também será aplicada a aplicativos instalados, independentemente da fonte, gerando receita para a Apple em todos os aplicativos nos dispositivos.
“É por isso que a Apple está a introduzir proteções – incluindo reconhecimento de firma para aplicações iOS, uma autorização para programadores de mercado e divulgações sobre pagamentos alternativos – para reduzir riscos e proporcionar a melhor e mais segura experiência possível aos utilizadores na UE. Mesmo com estas salvaguardas em vigor, muitos riscos permanecem.“
Essas alterações entrarão em vigor em março de 2024. Resta ver como órgãos reguladores e usuários responderão a essas mudanças na experiência do usuário e nas políticas da App Store. As mudanças atualmente se aplicam apenas à UE.
Fonte: Apple Teaser image: Alexander Grey and Alexey Larionov on Unsplash / Apple
Share this content: