Android une serviço de SOS de satélite da Apple com mensagens SMS de satélite para uso geral

Android une serviço de SOS de satélite da Apple com mensagens SMS de satélite para uso geral

Qualcomm apresenta Snapdragon Satellite: acesso a mensagens via satélite para telefones Android

A Qualcomm acaba de anunciar o lançamento do “Snapdragon Satellite”, uma nova tecnologia que permite aos usuários de smartphones Android enviarem mensagens de texto via satélite de maneira semelhante ao iPhone. A diferença é que, ao invés do sistema unidirecional, altamente compactado e apenas para emergências do iPhone, o Snapdragon Satellite permite mensagens de texto bidirecionais, como SMS, que podem ser usadas para conversas mais casuais.

Android une serviço de SOS de satélite da Apple com mensagens SMS de satélite para uso geral

A tecnologia será executada na constelação de satélites Iridium, que é composta por 66 satélites há mais de 25 anos e alimenta telefones de satélite tradicionais. A novidade é que agora isso também poderá ser feito em smartphones de tamanho normal, com antenas internas. De acordo com a Qualcomm, na maioria dos casos, nem será necessário uma nova antena para isso.

Embora possa ser um recurso útil em áreas remotas ou em situações de emergência, o Snapdragon Satellite também apresenta alguns compromissos em comparação com as conexões de celular. As chamadas de voz, que são possíveis com telefones de satélite tradicionais, não estão disponíveis e apenas dados são suportados. Além disso, a conexão é mais lenta do que as atuais tecnologias sem fio, com velocidades mais próximas de 2G do que de 5G.

A Qualcomm ainda não revelou quais dispositivos serão compatíveis com o Snapdragon Satellite, mas espera-se que mais informações sejam divulgadas em breve. Enquanto isso, os usuários do Android podem ficar satisfeitos em saber que finalmente terão acesso a esse recurso de comunicação via satélite tão desejado.

Fonte: arstechnica

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.