Amazon Aposta em Chips de IA Próprios para Reduzir Dependência da Nvidia

Amazon Aposta em Chips de IA Próprios para Reduzir Dependência da Nvidia

A corrida das IA’s ganha um mais um player

A Amazon está prestes a lançar o Trainium 2, a segunda geração de seus chips de IA desenvolvidos para modelos de linguagem de grande porte (LLMs). A expectativa é que o novo chip ofereça desempenho até quatro vezes superior ao seu antecessor, posicionando a Amazon como concorrente direta da Nvidia no setor de data centers e computação de IA. Este avanço é resultado de um investimento significativo da empresa em infraestrutura e tecnologia, com uma previsão de gastos em capital que pode chegar a US$ 75 bilhões até o fim de 2024, com mais investimentos esperados para 2025.

Desenvolvido pela Annapurna Labs, uma subsidiária israelense adquirida pela Amazon em 2015, o Trainium 2 integra uma linha de processadores que pretende reduzir a dominância da Nvidia no mercado. A Nvidia atualmente detém cerca de 80% da participação de mercado em chips de IA e gerou US$ 26,3 bilhões em vendas de chips apenas no segundo trimestre de 2024.

Em entrevista ao Financial Times, Dave Brown, vice-presidente de computação e redes da AWS, afirmou que, apesar de a Amazon ainda ser “o melhor lugar para rodar Nvidia,” é essencial que o mercado possua alternativas. O Trainium 2, junto com o chip Inferentia, que já mostrou operar 40% mais barato em algumas tarefas de IA, visa oferecer à Amazon essa independência estratégica.

Remi Sinno, diretor de engenharia da Annapurna, reforçou que o desafio não está apenas no chip em si, mas em escalar todo um sistema robusto que suporte grandes modelos de IA.

Grupo do Telegram MobZNews

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.