A Onda de Consoles Portáteis dos Últimos Anos, e o Reflexo da Nintendo

A era dos consoles portáteis nunca esteve tão evidente.
Índice
Hoje o mercado de consoles portáteis está mais aquecido do que nunca, pois apesar de ter sido uma grande referência no mercado, não só mais a Nintendo é uma marca que podemos usar como exemplo para estes ‘hypados’ consoles. Atualmente existe uma vasta gama de escolhas, onde temos consoles de praticamente todo tipo, e para todos os gostos.
Os “Retrô Consoles
Retro gaming, pc portáteis, híbridos, praticamente a cada semana surge um novo videogame no mercado, ainda mais os chineses, que já somam várias marcas, e que a anos vem crescendo.

Marcas como Anbernic, Retroid, Powkiddy entre outras vem fazendo a alegria de uma geração, além de trazer novas gerações a terem contato com jogos antigos. Algo a ser positivo para o peso histórico dos jogos, já que praticamente as marcas deixam suas melhores obras caíram no esquecimento.
Claro, não julgando ser a maneira certa de obter jogos, mas ainda sim, os gamers de hoje em dia fazem mais o trabalho de conservação melhor do que as próprias empresas.
A Nintendo não conserva seus jogos?
Bom, não podemos negar que a Nintendo tem um grande peso na indústria, sendo praticamente uma das pioneiras, e também a mais antiga do ramo, a Nintendo teve e tem seu peso histórico, e também um pouco de culpa na conservação de jogos.
Apesar de trazer uma grande quantidade de jogos retrô para o seu console atual, o Nintendo Switch, ela também anunciou recentemente o fim dos serviços online do Nintendo 3DS e do Nintendo Wii U. Sem levar em consideração o fracasso que foi o Wii U, que do contrário o 3DS foi um sucesso de vendas, além de ser um console muito usado nos dias atuais.
O Nintendo 3DS
O Nintendo 3DS foi um console que a Nintendo o abandonou cedo demais, digo isso pois me lembro das notícias de quando o Nintendo Switch veio atona, e começou a ganhar seu espaço no mercado, e se tornando a febre que é hoje em dia, ficou claro que não teria espaço para dois portáteis da mesma marca, ao mesmo tempo na indústria.

E apesar da Nintendo declarar que o Switch não seria o substituto do Nintendo 3DS, não foi assim que aconteceu. O New Nintendo 3DS seria a “nova geração” do Nintendo 3DS, tendo um hardware mais potente, claramente o console ainda estava pronto para receber muitos jogos novos, mas não teria como competir com o Switch, já que praticamente tínhamos a potência de um console de mesa em um portátil, e também a questão de ser um híbrido o fez roubar os holofotes.
Acontecendo o que aconteceu, hoje o Nintendo 3DS está praticamente no seu último ano, pelo menos para o serviço online, pois já tem mais uma loja para se comprar os jogos, restou para o público da Big N conservar a sua biblioteca de jogos.
A Ascensão da Nintendo
Hoje com apenas um console no mercado, o Nintendo Switch é um grande sucesso de vendas, apesar de sinceramente adorando este console, admito que acho ele um console “cru”, algo que foi lançado de última hora, algo que foi lançado com pressa. Digo isso me referindo ao fracasso do Nintendo Wii U, a Nintendo tinha que criar algo novo, algo que talvez já estivesse nos planos da Nintendo, mas que teve que ter seu projeto adiantado devido ao fracasso de seu antecessor.

É uma história marcante, e provavelmente logo teremos um substituto que talvez seja digno de pegar o posto do atual Nintendo Switch. Mas este não é nosso assunto principal, mas seria este o estopim de tantos consoles portáteis?
Sem dúvidas o Nintendo Switch contribuiu para que este momento da indústria acontecesse, com a saída da Sony do mercado de consoles portáteis, a Nintendo praticamente ficou sem concorrência, gerando até um certo conforto da Nintendo, e isso pra mim também refletiu no desempenho do Nintendo Switch, e de porque ainda não tivemos uma atualização de seu hardware, que já está bem defasado, mas claramente o hardware não foi um problema para este console, até hoje.
Roubando o lugar do Nintendo Switch
No mercado, marcas como Valve, Lenovo, AYANEO, entre outras fizeram as suas jogadas, e não podemos negar em como a falta de competitividade fez essa bolha estourar, os consoles portáteis, ou melhor dizendo ‘PCs portáteis’ agora pegaram uma fatia do bolo, é conseguem até fazer melhor que um Nintendo Switch, claro, tendo ainda suas desvantagens, ainda sim, o que temos agora no mercado dá uma pequena prévia do que poderemos ter no futuro.



Talvez a Nintendo já esteja pelo menos sentindo essa carência de hardware, ou talvez não, não dá pra entender bem os planos da Big N atualmente, mas não dá para negar que o lançamento de um novo Nintendo Switch é inevitável, pois já temos tantos consoles mais “parrudos” que conseguem simplesmente emular o hardware do Switch, ou até mesmo um celular gama média já consegue esta proeza.
O que podemos esperar?
O meu palpite é que com o mercado de consoles portáteis tão aquecido, vai ser difícil para a Nintendo repetir a proeza do que foi o Nintendo Switch em questão de vendas, bom, pelo menos não no começo, pois com o passar do tempo, os consoles vão ficando cada vez mais acessíveis para os seus respectivos públicos.
Mas agora, a Nintendo tem competidores à altura, e será mais difícil para ela lidar com isso, com mais opções do que nunca, a empresa terá uma certa dificuldade, mas não quer dizer que ela ficará fora do jogo, pois o seu espaço está garantido, assim como seu nome tem um grande peso na indústria.
Os consoles portáteis estão cada dia mais potentes, mais tecnológicos, e consequentemente, mais caros, porém, é um mercado promissor, podemos esperar grandes planos de cada marca para pôr em prática, o que não irá faltar e console, com os principais players do mercado, a Nintendo terá muito trabalho pela frente, assim como a Valve, Lenovo e AYANEO. Não podemos falar da Sony, pois afinal, o que foi aquilo, Sony?

Mas destas marcas citadas, teremos uma competição acirrada daqui pra frente, e o Mobznews estará sempre trazendo as novidades para você, então ative nossas notificações, nos siga nas redes sociais, e compartilhe nossos conteúdos, vamos crescer essa comunidade entusiasta de tecnologia e videogames!
Fontes: Olhar digital
Share this content: