Orange Pi OS: O sistema operacional que roda tudo!

Orange Pi OS: O sistema operacional que roda tudo!

Uma iniciativa de uma empresa em resposta ao Raspberry Pi 400 faz parecer uma proposta bem ousada para o mais novo OS das paradas, conheça um pouco sobre o Orange Pi OS.

Criado pela empresa Shenzhen Xunlong Software, o sistema tem uma proposta bem ousada, pois ele pode rodar programas de Windows, Linux e até Android, e isso faz dele ser uma completa “mistureba” de vários sistemas, mas confesso que em uma olhada por cima, não achei sua interface poluída, muito pelo contrário, ela parece ser bem fluida e agradável para o uso do dia a dia.

A empresa responsável por criar o sistema tem como objetivo introduzir a seus sistemas (hardwares) de placa única, pois ela é concorrente direta do Raspberry, que é bastante conhecido neste segmento. As suas placas Orange Pi 800 e outras como são conhecidas, antes faziam uso de sistemas de terceiros, como o Linux, algo que acontece nos Raspberry. Mas agora a empresa testa um S.O próprio, bom, talvez não tão próprio assim.

Digo isso, pois na verdade o Orange Pi OS é baseado na versão 12 do Android, porém ainda teremos variantes que serão baseadas em Arch Linux ARM e Open Harmony, que devem chegar no ano que vem.

Apesar de ser uma versão de sistema que é baseada no Android 12 da Google, o sistema praticamente copia o gerenciador de arquivos do Windows 11, além de ter um centro de controle muito semelhante ao que vemos no W11.

Dito isso, a Shenzhen Xunlong Software afirma que eventualmente distribuirá um tema macOS para o Orange Pi OS também. Ainda assim, basear o Orange Pi OS no Android permite pré-instalar a Google Play Store, o que lhe dá uma vantagem distinta sobre o Windows 11. Presumivelmente, deve ser possível instalar o Orange Pi OS em outros SBCs eventualmente, o que permitiria um Windows 11 em hardware de baixa potência, como o Rockchip RK3999 encontrado no  Orange Pi 800  ou o Rockchip RK3588S no Orange Pi 5.

E sim, o sistema está disponível apenas para hardwares da empresa, mas logo devem ser disponibilizados também para desktop, e quem sabe poderemos vê-lo em um Tablet ou smartphone, porque não?

Orang Pi
Orang Pi OS

Fonte: Orange Pi | Software CNX

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.