Meta Implementará IA para Identificação de Idade de Adolescentes no Instagram

Meta Implementará IA para Identificação de Idade de Adolescentes no Instagram

Mudanças podem categorizar melhor o acesso de adolescentes a rede social

A Meta revelou planos para implementar uma ferramenta de IA, chamada “classificador de adultos”, com o objetivo de identificar a idade dos usuários no Instagram e garantir maior segurança para adolescentes na plataforma. Com previsão de uso em 2025, essa ferramenta categorizará usuários em dois grupos: menores e maiores de 18 anos, reforçando medidas de proteção a contas de adolescentes.

Segundo a Meta, a IA observará o perfil, histórico de uso, lista de seguidores e conteúdo acessado pelos usuários para identificar possíveis adolescentes que possam estar fingindo serem adultos. Para aqueles que forem reconhecidos como menores de 18 anos, a plataforma os migrará automaticamente para contas de adolescentes, mesmo se tiverem registrado uma idade diferente em seu perfil.

Para aumentar a segurança, adolescentes com 16 e 17 anos poderão ajustar suas configurações de privacidade, enquanto menores de 16 precisarão de consentimento dos pais para alterar qualquer configuração. A Meta também dificultará a criação de perfis falsos, rastreando atividades suspeitas, como o uso do mesmo e-mail para múltiplas contas com diferentes idades. Além disso, a plataforma poderá verificar o ID do telefone associado ao perfil para confirmar sua legitimidade.

Adolescentes que queiram alterar sua idade precisarão passar por uma verificação formal, fornecendo documentos como carteira de motorista ou uma selfie em vídeo. Esta será analisada pelo serviço de terceiros Yoti, com a Meta comprometendo-se a excluir os dados de seus servidores após a verificação.

Essa iniciativa marca um avanço nos esforços da Meta para promover um ambiente mais seguro para adolescentes no Instagram, especialmente em tempos de crescente preocupação com o bem-estar digital dos jovens.

Grupo do Telegram MobZNews

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.