Sam Altman desmente rumores sobre novo modelo da OpenAI para dezembro
Não vai rolar
Sam Altman, CEO da OpenAI, negou recentemente os rumores sobre o lançamento de um novo modelo de inteligência artificial em dezembro, após uma matéria publicada pelo The Verge. O veículo afirmou que a OpenAI estaria se preparando para lançar um modelo de codinome “Orion” até o final do ano. O Orion, conforme relatado, seria uma evolução direta do GPT-4 e teria um lançamento inicial para parceiros estratégicos, hospedado pela Microsoft Azure a partir de novembro. Contudo, Altman foi direto ao afirmar que esses relatos não são precisos.
O rumor veio à tona após uma publicação de Shaun Ralston, da OpenAI, no X (antigo Twitter). Em setembro, Ralston compartilhou um gráfico destacando avanços feitos nos modelos de IA e se referiu a um “GPT-Next”, supostamente programado para este ano, que promete 100 vezes o poder computacional do GPT-4 e foi treinado na “versão Strawberry compacta (OpenAI o1)”. Curiosamente, Orion foi mencionado como uma variante, mas, segundo Ralston, treinada em 10.000 GPUs Nvidia H100.
Até o momento, OpenAI e Microsoft não comentaram oficialmente sobre o suposto lançamento do Orion, mantendo o público em suspense. Resta aguardar para saber se a OpenAI trará novidades ainda este ano ou se o “GPT-Next” será a grande revelação de 2024.
Share this content: