Valve confirma planos para o Steam Deck 2
A Valve comentou sobre os planos para a continuação do seu PC portátil/Console que está fazendo bastante sucesso nos últimos meses.
Além de ter comentado sobre um novo console para dar continuidade a linha Steam Deck, a gigante dos games também confirmou um novo modelo de Steam Controller, e divulgou atualizações para o hardware do Steam Deck atual, algo que antes poderia passar despercebido depois de tantas informações.
The Verge conseguiu trazer alguns detalhes da Valve sobre o próximo hardware. Embora a Valve tenha aberto seu plano de trazer ‘novas versões do Steam Deck ao mercado’, Lawrence Yang e Pierre-Loup Griffais, da Valve, um designer de UX e um desenvolvedor, respectivamente, forneceram mais informações sobre a direção da viagem da empresa para o próximo poucos anos.
Por um lado, Griifais destacou que a Valve não está focada em fazer melhorias de desempenho com um Steam Deck de segunda geração:
No momento, o fato de que todos os Steam Decks podem jogar os mesmos jogos e que temos um objetivo para os usuários entenderem que tipo de nível de desempenho esperar quando você está jogando e para os desenvolvedores entenderem o que atingir … há muito de valor em ter aquela especificação… Acho que vamos optar por manter o nível de desempenho um pouco mais, e só olhar para alterar o nível de desempenho quando houver um ganho significativo a ser obtido.
Resumindo, a Valve não considera o Ryzen 7 6800U e o Radeon 680M o suficiente para um salto de desempenho do AERith APU no Steam Deck. Embora nem Griffais nem Yang tenham descartado a ideia de a Valve usar outra APU personalizada, parece que o Steam Deck 2 será lançado com a mesma APU de seu antecessor. Com as melhorias de desempenho fora de questão, a Valve está se concentrando em trazer melhor duração da bateria e tecnologia de exibição aprimorada para o Steam Deck com um modelo de segunda geração.
Por outro lado, a Valve também gostaria de ver o retorno das Steam Machines e do Steam Controller. Por fim, a Valve está muito ocupada com o Steam Deck para se concentrar em outros projetos, mas “já está testando conceitos adicionais na sala de estar”. Em ambos os casos, a Valve consideraria trabalhar com terceiros para entregar um Steam Controller 2 e novas Steam Machines.
Além disso, a dupla confirmou que a Valve também está trabalhando para melhorar o Steam Deck atual. Especificamente, a revisão mais recente do dispositivo contém um novo adesivo para simplificar a substituição da bateria, uma falha de design que o iFixit sinalizou em sua desmontagem do Steam Deck. Além disso, a Valve também está enviando modelos mais recentes do Steam Deck com uma carcaça de ventilador aprimorada com o objetivo de reduzir o ruído do ventilador. Infelizmente, ainda não se sabe quando a Valve anunciará qualquer novo hardware, muito menos um Steam Deck de segunda geração.
Fontes: The Verge | Alexander Andrews (Unsplash) | Tom’s Hardware
Share this content: