Inteligência Artificial Transforma Genes Microbianos para Produzir Combustíveis Renováveis

Inteligência Artificial Transforma Genes Microbianos para Produzir Combustíveis Renováveis

Mais tecnologia para salvar o mundo!?

Grupo do Telegram MobZNews

Cientistas do Centro de Inovação em Bioenergia (CBI) do Oak Ridge National Laboratory (ORNL) estão adotando a inteligência artificial (IA) para aprimorar os métodos de edição genômica, gerando entusiasmo em relação ao potencial dessa abordagem na produção de combustíveis sustentáveis.

Ao longo de mais de cinco anos, o CBI tem explorado a manipulação de genes vegetais e microbianos para impulsionar uma economia sustentável baseada em biologia. Utilizando supercomputadores, algoritmos de aprendizado profundo e ferramentas de edição genética, como CRISPR-Cas9, os cientistas enfrentaram desafios na compatibilidade de modelos de processamento genético com genomas microbianos.

Para superar essas limitações, os pesquisadores da ORNL desenvolveram um modelo de IA denominado “floresta aleatória iterativa”, treinado para identificar pistas moleculares que orientam a manipulação de regiões específicas em genomas microbianos. Este modelo já demonstrou otimizar a clivagem e ligação do DNA na bactéria E. Coli.

A convergência entre inteligência artificial e biologia molecular promete revolucionar a pesquisa do CBI. À medida que o modelo de IA evolui, espera-se aprimorar processos cruciais, como a fermentação bacteriana e mecanismos de matéria-prima, impulsionando o desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável.

O projeto recebeu financiamento do Programa de Ciência Genômica do Departamento de Energia, do CBI, do programa de pesquisa do ORNL e do Oak Ridge Leadership Computing Facility. Essa iniciativa representa um passo significativo em direção à integração eficaz de IA e biologia na busca por soluções sustentáveis de energia.

Fonte: ornl.gov – Imagem: Philip Gray/ORNL Departamento de Energia dos EUA

Share this content:

Eduardo Rodrigues

Apaixonado por tecnologia, video-games e jornalismo.